- Pró Mídia Comunicação
- ARTIGOS
- 21/05/2019
Visão borrada pode indicar astigmatismo
O astigmatismo é caracterizado por uma imperfeição na curvatura do olho ou no cristalino. Isso causa um erro de refração que faz com a luz se refrate em vários pontos da retina, ao invés de um. Por isso, quem tem astigmatismo pode ver objetos de perto e de longe borrados.
Comumente, o astigmatismo é causado por fatores hereditários e pode ocorrer em conjunto com outros problemas de refração como a miopia ou hipermetropia. Lesões e até mesmo o hábito de coçar o olho constantemente também podem serem apontados como possíveis causas do astigmatismo.
Os principais fatores de risco para o astigmatismo são: histórico familiar; ter miopia; trauma ocular; cirurgia no olho; prurido ocular (coceira no olho que pode ter como causa alergias e clima seco). A visão borrada de perto e longe é o principal sintoma desse erro de refração. Principalmente, em crianças pode-se não perceber esse problema.
Por isso, é importante que desde os primeiros dias de vida seja realizado o acompanhamento oftalmológico, que pode detectar o astigmatismo e outros problemas de visão. O tratamento pode ser feito com o uso de lentes corretivas e em casos indicados cirurgia. É importante que ao notar qualquer alteração na visão, o paciente procure a avaliação de um especialista.