Mapeamento de Retina
O exame de mapeamento de retina é feito para avaliar a retina e procurar alguma alteração, incluindo na sua periferia, ou seja, função de mapear toda a estrutura da retina, nervo óptico, mácula e vasos. É importante que todos os pacientes que possuem problema de diabete, hipertensão, usuários de alguma medicação e altos míopes façam esse exame.
É indicado para avaliar e acompanhar doenças oculares, como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções patologias, além de ser útil na avaliação da evolução de patologias neurooftalmológicas e sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial.
O exame é rápido e indolor. O paciente deverá ir acompanhado, pois será necessário fazer dilatação da pupila. O exame dura aproximadamente 20 minutos, com período de espera estimado de 1 hora e meia. É importante que o paciente sempre tenha acompanhamento do oftalmologista para que ele indique o exame eficaz, pois cada caso é singular e é preciso sempre seguir as orientações do profissional para que tudo ocorra bem.