- ARTIGOS
- 04/05/2023
Fadiga ocular: o impacto das telas na saúde dos olhos
A tecnologia trouxe muitos avanços para o nosso dia a dia, mas, ao mesmo tempo, estamos usando cada vez mais telas em nossa rotina.
Seja no trabalho ou no lazer, muitos de nós passamos horas na frente de nossos computadores, celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Infelizmente, essa exposição prolongada à tela pode ter um impacto negativo na saúde dos seus olhos, causando fadiga ocular.
O que é fadiga ocular?
A fadiga ocular é uma condição comum caracterizada por sintomas como olhos secos, inflamação, vermelhidão, olhos cansados, visão turva, dores de cabeça e sensibilidade à luz.
Esses sintomas podem aparecer depois de se ficar muito tempo com o olhar focado em apenas um ponto, normalmente em frente a uma tela, seja no trabalho ou na vida pessoal.
A influência da exposição prolongada à luz azul
A causa mais comum para o surgimento da fadiga ocular é a exposição prolongada à luz azul emitida pela tela.
Isto porque, ela é uma das razões pela degeneração macular relacionada à idade, e pode causar danos permanentes aos olhos.
Além disso, muitas pessoas tendem a piscar menos ao se concentrar em uma tela, o que pode levar a olhos secos e irritados.
Como prevenir a fadiga ocular
Felizmente, existem medidas que você pode tomar para reduzir o cansaço visual. Uma das mais importantes é fazer pausas regulares ao utilizar eletrônicos, ou seja, tirar os olhos da tela a cada 20 minutos para descansá-los.
Outras opções incluem usar um filtro de luz azul na tela, ajustar o brilho para um nível mais baixo e manter uma distância adequada do monitor ou celular.
A importância de cuidar dos olhos
Manter uma rotina de cuidados com os olhos é importante para evitar qualquer problema de saúde ocular.
Sendo assim, pisque regularmente, mantenha-se hidratado e nutrido e consulte seu oftalmologista, principalmente se sentir algum sintoma.
Se ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta, entre em contato comigo!