- ARTIGOS
- 26/02/2021
Estudo afirma correlação entre poluição atmosférica e risco de glaucoma
As pessoas em áreas urbanas têm 50% mais chances de ter glaucoma do que a população rural, segundo estudo da University College London – UCL do Reino Unido. O motivo pode estar na maior exposição à poluição atmosférica.
Os pesquisadores ainda não bateram o martelo sobre a relação causal, mas acreditam que o ar poluído esteja contribuindo para o glaucoma devido à constrição dos vasos sanguíneos.
Outra possibilidade é de que as partículas suspensas no ar possam ter um efeito tóxico direto, danificando o sistema nervoso e contribuindo para a inflamação.
Mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo já diagnosticaram a doença, que é a principal causa de cegueira irreversível.
O glaucoma é causado, principalmente, pelo aumento da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.
Em estágio inicial, é assintomática, por isso, é fundamental manter visitas regulares ao oftalmologista. Quando diagnosticada cedo, ela pode ser controlada (em casos crônicos) e até mesmo tratada.
Pessoas com pressão alta, mais de 35 anos e diabéticos são os grupos mais afetados. O histórico familiar também é importante, pois cerca de 6% das pessoas com a doença já tiveram outro caso na família.
Voltando ao estudo, vale ressaltar que ocorreu no Reino Unido, que tem uma poluição relativamente baixa de material particulado em escala global. Ou seja, o risco pode ser bem maior em outras partes do mundo.
Sabe-se que 90% da população mundial está exposta à poluição do ar acima dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E a entidade a classifica como um dos principais contribuintes para a carga de doenças globais.
Cuide bem da sua saúde ocular. Mantenha suas consultas com frequência e evite hábitos prejudiciais como automedicação, coçar os olhos, expô-los diretamente ao sol ou outros fatores de risco (farpas, fagulhas e outras)!
Além disso, aproveite para ajudar no combate aos altos índices de poluição reduzindo o uso do carro, ou deixando de fumar, por exemplo.