- Pró Mídia Comunicação
- ARTIGOS
- 14/12/2018
Exposição solar excessiva também prejudica a visão
Filtro solar na pele e óculos de sol com proteção UV são indispensáveis
As estações mais quentes do ano e a chegada do período de férias são convidativos para passeios ao ar livre, na praia, rios e lagos. Nessa época, é importante redobrar os cuidados com a exposição excessiva ao sol que além de câncer de pele, também pode causar problemas na visão. Portanto, além do filtro solar é indispensável o uso de óculos de sol com lentes que tenham proteção ultravioleta.
Além da sua pele, a visão também pode sofrer os danos causados pela radiação ultravioleta. A exposição excessiva aos raios solares pode causar vários problemas, entre eles, danificar a superfície do olho (cristalino e retina), facilitando o aparecimento de lesões como o pterígio, catarata, queimadura ocular e degeneração macular. A pele ao redor dos olhos também é afetada, o que predispõe ao aparecimento de rugas e do famoso “pé de galinha”.
O uso de óculos de sol com lentes de proteção UV é indicado para todas as pessoas, principalmente para quem tem olhos claros e problemas oculares como o astigmatismo e degeneração macular. Os óculos sempre devem serem utilizados em ambientes externos, inclusive ao dirigir e tomar um banho de sol na praia ou piscina. As lentes UV protegem os olhos dos danos causados pela radiação ultravioleta. Ao comprar o acessório, certifique-se de que o produto possui lentes de qualidade e com proteção. Óculos escuros sem a lente UV são um perigo para os olhos.
Caso tenha descuidado da proteção solar e sinta desconfortos como dor nos olhos, sensibilidade à luz, ardência, olhos vermelhos e lacrimejantes; procure a avaliação oftalmológica, pois podem ser sinais de queimadura ocular. Nesses casos, é necessário um exame de fundo de olho.
Em todas as estações do ano, principalmente nas mais quentes, não descuide da saúde da visão. Faça visitas periódicas ao oftalmologista.